Um bom negócio encontra o seu público-alvo e se vende sozinho, correto? Errado!
A mesma máxima vale para a oferta de uma Franquia.
Não é o fato de sua marca ser forte, as pessoas estarem recomendando o seu produto ou existirem muitos “interessados” em serem seus franqueados que garantirá o sucesso de uma venda rápida e para a pessoa correta.
Durante os 45 dias que percorri entre transformar o meu negócio e vender a minha primeira Franquia, aprendi algumas características do que chamo de “candidato perfeito” para se tornar “dono do meu negócio” em outra localidade e gostaria de compartilhar agora com você. São elas:
1. Imediatismo
A primeira característica predominante é o imediatismo. Pode até soar estranho, mas o candidato a franqueado tem um desejo ardente de já estar no mesmo patamar que você para começar a gerar resultados o mais breve possível.
Ele consegue visualizar todos os seus diferenciais, quer muito aprender aquilo, e até acha que tem potencial para construir aquilo tudo sozinho, mas sabe que esse caminho vai requerer mt tempo e dinheiro. Portanto, ele está disposto a investir para ter o know-how de imediato.
2. Cansaço ou Insatisfação
A segunda característica predominante é o cansaço ou a insatisfação. É bem provável que o candidato a franqueado esteja cansado do seu dia a dia ou não esteja satisfeito com a sua ocupação atual na carreira e una o desejo imediato de obter o conhecimento com a necessidade de diversificação.
“Quem sabe nesse novo negócio eu não me sinta mais estimulado ou satisfeito…” – esse é o pensamento dele.
3. Dinheiro (disponível para investimento)
A vontade de abrir o próprio negócio, de começar a gerar resultados, de diversificar a ocupação, etc. sem dinheiro para investir na sua Franquia, de nada adianta.
Por maior que seja o desejo do seu candidato, o dinheiro será o meio responsável para construir e aplicar os conhecimentos que serão disponibilizados por você.
Se o candidato reunir todas as características, mas não tiver dinheiro para investir de imediato, ele pode até virar seu amigo, se for gente boa, mas não o seu franqueado.
4. Capacidade de escuta
A disponibilidade de investir em uma Taxa de Franquia, em termos práticos, deve ser encarada como a humildade do candidato em querer aprender o que você tem a ensinar, pois ele reconhece o caminho que você já trilhou e também quer chegar lá.
Portanto, se o seu candidato a franqueado gosta de falar mais do que escutar, “pule fora” enquanto é tempo, pois é muito elevada a probabilidade dele não implementar os seus ensinamentos por negligência, omissão ou imperícia.
5. Empreendedorismo
Assim como o dinheiro, outra característica imprescindível no candidato a franqueado é o empreendedorismo. Ou pelo menos, uma noção.
Nem todo mundo conseguirá entender o valor que está implícito no pagamento de uma Taxa de Franquia, prazo de retorno de investimento, fluxo de caixa, dedicação diária, enfim, uma visão holística do negócio.
Pode até parecer pedante, mas evite o “marinheiro de primeira viagem”.
Espero que tenha gostado do post sobre as 5 características predominantes do candidato perfeito para a sua Franquia e que de alguma forma ele lhe auxilie na sua carreira empreendedora.
O que achou desse Post?
Você concorda com todas as características?
Tem alguma característica que não foi abordada?
Compartilhe comigo nos comentários!