Quero empreender. Por onde começar?

Muitas vezes me deparo com esse questionamento de quem deseja iniciar no mundo do empreendedorismo.

E eu fico sinceramente lisonjeado com a referência, mas acredito que venho decepcionando as pessoas que esperam uma fórmula mágica do sucesso ou um plano de negócio irretocável quando respondo de forma direta e objetiva:

simples, comece por você!

Para explicar melhor o meu ponto de vista, caso eu lhe perguntasse “qual é o seu maior patrimônio hoje?”, você provavelmente me responderia que é o seu carro, seu apartamento, suas joias… mas, dificilmente perceberia que nenhum desses patrimônios existiria se não fosse por você.

Quanto vale o seu tempo?

Somente com a dedicação do seu tempo e da utilização do seu corpo (em sentindo amplo) você conseguiu construir tudo o que você tem hoje.

Então, nada mais justo do que entender profundamente o que você quer e onde deseja chegar para definir qual é o primeiro passo que você deve dar no empreendedorismo porque dinheiro não deve ser o objetivo final.

Empreender precisa de um propósito.

Logo, diante dessa consciência, você poderá posteriormente identificar se seus hábitos estão em sintonia com o seu objetivo e diagnosticar os que não estão para simplesmente eliminá-los.

Não existe evolução sem rupturas

É impressionante como mudanças de hábitos internas provocam consequências positivas para quem deseja entrar nesse mundo.

Nesse sentido, é bem possível que você não encontre em mim uma resposta para o seu sucesso.

Portanto, o que você pode, sim, é se inspirar em minhas atitudes para aplicar ao seu contexto, sua realidade.

Na verdade, eu tento fazer o mesmo com pessoas que me inspiram.

Junção de habilidades

As habilidades que você tem consciência que possui em consonância com as habilidades que os outros também enxergam que você possui são muito importantes para esse primeiro passo no empreendedorismo.

Agora, caso você queira saber como NÃO começar um negócio, aí sim, posso utilizar a minha experiência para lhe dar dicas mais objetivas:

  • NÃO EMPREENDA POR FALTA DE OPÇÃO;

  • NÃO COMECE ALGO QUE NÃO FAZ SENTIDO PRA VOCÊ;

  • NÃO FAÇA ALGO PORQUE ESTÁ NA MODA;

  • NÃO AGUARDE DE TERCEIROS SUAS RESPOSTAS;

  • NÃO FAÇA SOMENTE POR DINHEIRO.

Conclusão

Todos que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e que deram o primeiro passo no empreendedorismo sem atentar para as reflexões acima, ou desistiram no meio da jornada ou estão extremamente frustrados com suas escolhas.

Pronto para começar? Confio em você.

Reflita. E conte comigo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram